sexta-feira, 24 de junho de 2011

Estudo e efeitos da V Sinfonia nas células de câncer de mama



Drª Márcia Capella, coordenadora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, coordenou a pesquisa do Programa de Oncobiologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) que expôs células ligadas ao cancro da mama à 5ª Sinfonia de Beethoven e a Atmosphères de György Ligeti. 1 em cada 5 células desapareceu e as sobreviventes diminuíram de tamanho.

Tradicionalmente a musico terapia é já largamente utilizada em desordens emocionais. Este estudo comprova que "a música produz um efeito directo sobre as células do nosso organismo".

O resultado é enigmático para a cientista. O sucesso de 2 composições aparentemente tão distintas procura junto de professores de música associações por via do rítmo, timbre ou intensidade.

Depois de descobrir a causa responsável pela alteração das células, a intenção é "construir uma sequência sonora especial para o tratamento de tumores". Outros géneros musicais serão investigados e em Abril será testado o samba e o funk.

Música contra o câncer
Células tumorais expostas à "Quinta Sinfonia", de Beethoven, perderam tamanho ou morreram
Publicada em 29/03/2011 às 09h02m
Renato GrandelleRIO - Mesmo quem não costuma escutar música clássica já ouviu, numerosas vezes, o primeiro movimento da "Quinta Sinfonia" de Ludwig van Beethoven. O "pam-pam-pam-pam" que abre uma das mais famosas composições da História, descobriu-se agora, seria capaz de matar células tumorais - em testes de laboratório. Uma pesquisa do Programa de Oncobiologia da UFRJ expôs uma cultura de células MCF-7, ligadas ao câncer de mama, à meia hora da obra. Um em cada cinco delas morreu, numa experiência que abre um nova frente contra a doença, por meio de timbres e frequências.

A estratégia, que parece estranha à primeira vista, busca encontrar formas mais eficientes e menos tóxicas de combater o câncer: em vez de radioterapia, um dia seria possível pensar no uso de frequências sonoras. O estudo inovou ao usar a musicoterapia fora do tratamento de distúrbios emocionais.

- Esta terapia costuma ser adotada em doenças ligadas a problemas psicológicos, situações que envolvam um componente emocional. Mostramos que, além disso, a música produz um efeito direto sobre as células do nosso organismo - ressalta Márcia Capella, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, coordenadora do estudo.



Como as MCF-7 duplicam-se a cada 30 horas, Márcia esperou dois dias entre a sessão musical e o teste dos seus efeitos. Neste prazo, 20% da amostragem morreu. Entre as células sobreviventes, muitas perderam tamanho e granulosidade.
O resultado da pesquisa é enigmático até mesmo para Márcia. A composição "Atmosphères", do húngaro György Ligeti, provocou efeitos semelhantes àqueles registrados com Beethoven. Mas a "Sonata para 2 pianos em ré maior", de Wolfgang Amadeus Mozart, uma das mais populares em musicoterapia, não teve efeito.
- Foi estranho, porque esta sonata provoca algo conhecido como o "efeito Mozart", um aumento temporário do raciocínio espaço-temporal - pondera a pesquisadora. - Mas ficamos felizes com o resultado. Acreditávamos que as sinfonias provocariam apenas alterações metabólicas, não a morte de células cancerígenas.
"Atmosphères", diferentemente da "Quinta Sinfonia", é uma composição contemporânea, caracterizada pela ausência de uma linha melódica. Por que, então, duas músicas tão diferentes provocaram o mesmo efeito?
Aliada a uma equipe que inclui um professor da Escola de Música Villa-Lobos, Márcia, agora, procura esta resposta dividindo as músicas em partes. Pode ser que o efeito tenha vindo não do conjunto da obra, mas especificamente de um ritmo, um timbre ou intensidade.

Em abril, exposição a samba e funk
Quando conseguir identificar o que matou as células, o passo seguinte será a construção de uma sequência sonora especial para o tratamento de tumores. O caminho até esta melodia passará por outros gêneros musicais. A partir do mês que vem, os pesquisadores testarão o efeito do samba e do funk sobre as células tumorais.
- Ainda não sabemos que música e qual compositor vamos usar. A quantidade de combinações sonoras que podemos estudar é imensa - diz a pesquisadora.
Outra via de pesquisa é investigar se as sinfonias provocaram outro tipo de efeito no organismo. Por enquanto, apenas células renais e tumorais foram expostas à música. Só no segundo grupo foi registrada alguma alteração.
A pesquisa também possibilitou uma conclusão alheia às culturas de células. Como ficou provado que o efeito das músicas extrapola o componente emocional, é possível que haja uma diferença entre ouví-la com som ambiente ou fone de ouvido.
- Os resultados parciais sugerem que, com o fone de ouvido, estamos nos beneficiando dos efeitos emocionais e desprezando as consequências diretas, como estas observadas com o experimento - revela Márcia.


A Música e seus efeitos terapêuticos
Segundo a Canadian Association for Music Therapy, "a Musicoterapia é a utilização da música para auxiliar a integração física, psicológica e emocional do indivíduo e para o tratamento de doenças ou deficiências. A natureza da musicoterapia enfatiza uma abordagem criativa no trabalho terapêutico, possibilitando uma abordagem humanista e viável que reconhece e desenvolve recursos internos geralmente reprimidos pelos clientes".

Os instrumentos musicais e seus efeitos:
PIANO - combate a depressão e a melancolia
VIOLINO - combate a sensação de insegurança
FLAUTA DOCE - combate nervosismo e ansiedade
VIOLONCELO - incentiva a introspecção e a sobriedade
DE SOPRO - inspiram coragem e impulsividade.

Para combater a depressão e o medo excessivo:
- Sonho de Amor, de Liszt
- Serenata, de Schubert
- Guilherme Tell (Abertura), de Rossini
- Noturno Opus 48, de Chopin
- Chacona, de Bach.
O ideal é uma sessão diária de meia hora pela manhã.
Para combater insônia, tensão e nervosismo:
- Canção da Primavera, de Mendelssohn
- Sonata ao Luar, de Beethoven (Primeiro Movimento)
- Valsa nº15 em Lá Bemol, de Brahmms
- Sonho de Amor, de Liszt
- Movimentos Musicais nº3, de Schubert.
Depois de ouvir as peças indicadas, escolha a que deu melhores resultados e escute-a diariamente, antes de dormir. No ínicio, os efeitos são leves. É preciso um pouco de paciência e persistência para notar progressos.
Durante a gravidez e para facilitar o parto:
- Concerto para violino, Opus 87B, de Sibelius.
- Sonata Opus 56, de Haydn
- As quatro Estações, de Vivaldi
- Concerto Tríplice, de Beethoven
- Concerto para violino, de Brahmms
- Concerto para violino, de Tchaikovsky.
Ouvidas alternadamente, por perídos durante a gravidez e nos dias que precedem ao parto, estas peças geram bem-estar e contribuem para o nascimento de crianças tranquilas.
Para melhor estimular a memória:
- Concerto em Dó Maior para bandolim, corda e clavicórdia, de Vivaldi
- Largo do Concerto em Dó maior para Clavicórdia, BMW 976, de Bach
- Spectrum Suíte, Confort Zone e Starbone Suíte, de Stephen Halpern.
Fazer sessões de 1 hora, pela manhã, ao acordar. Alterne cada peça, a cada dia.
Para favorecer a interiorização e a meditação:
- Concerto nº2 para Piano, de Rachmaninov (último movimento)
- Concerto em Lá menor para piano, de Grieg (primeiro movimento)
- Concerto nº1 para piano, de Tchaikovsky (primeiro movimento)
Ouvir qualquer peça durante 10 minutos antes da meditação. É importante enfatizar que a música não é um curativo eficaz em si mesmo, mas que seus efeitos terapêuticos resultam de uma aplicação profissional durante um processo terapêutico.
__________

ESSÊNCIAS MUSICAIS
Lena Rodriguez - AVALIAÇÃO POR RADIESTESIA


"Para os que se sentem infelizes em seus atuais "instrumentos de expressão" ou para aqueles que querem se aprofundar no conhecimento de sua "partitura vital", é confortador saber que existe uma "partitura musical individual..." M.R.Menezes

7 comentários:

  1. Excelente pesquisa...aliás um japonês já havia pesquisado o efeito da música sobre a água... de acordo com o genero da música as vibrações formavam alguma figura harmoniosa, ou não...ISA 勝者

    ResponderExcluir
  2. Sim Isa, Masaro Emoto o cientista e pesquisador.. Abços,

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lena... Me chamo Ricardo, sou psicólogo, escritor metafísico e alguns meses atrás me chamou muito a atençäo esta pesquisa da Dra. Márcia Capella. Realmente, maravilhosos novos tempos se descortinam... e informaçöes até entäo desconhecidas, pela humanidade em geral, agora já começam a ser desveladas. Entre elas a 'Lei da Vibraçöes', esta que está a par com o que citou a Isa, täo oportunamente, referindo-se ao cientista japonês Masaro Emoto. De fato, os mantras foram criados para reajustar e intensificar vibraçöes e säo conhecidos há milênios, principalmente por antigas civilizaçöes, das quais podemos citar alguns remanescentes, assim como os yogues e os monjes tibetanos. Pois bem, alguns músicos especiais säo escolhidos, por assim dizer, como instrumentos para intensificar vibraçöes, seja a nivel humano ou planetario... e Ludwig Van Beethoven foi um dêles. Suas músicas säo verdadeiros mantras, os quais foram criados para ajudar a humanidade. A Nona Sinfonia, principalmente, tem como objetivo promover uma "faxina" na atmosfera psíquica planetaria, assim visando eliminar toda dissonância, assim como toda maldade e sofrimento que os seres humanos têm causado aos seus semelhantes. Da mesma forma, este efeito mântrico poderia muito bem reajustar a tendência maligna das células tumorais, estabilizando a inteligência e reorganizando as informaçöes que existem no núcleo de toda célula. Desculpe pela extensäo desta mensagem, mas acredito que a importância destas informaçöes, que näo säo minhas, mas que provêm de Fontes Cósmicas, em algum momento poderäo trazer uma nova luz ao entendimento desta maravilhosa pesquisa emprendida pela nobre cientista carioca. Obrigado, Lena... e parabéns pelo excelente espaço.

    ResponderExcluir
  4. Grata Ricardo, pela sensibilidade de sua dissertação. Um abraço,

    ResponderExcluir
  5. Um prazer, Lena... E para os que se interessem por temas co-relacionados que visam ampliar a consciência, assim como igualmente a buscam aqui no "Florais & Cia", permita-me indicar o blog: projetoluzconsciencia.blogspot.com
    Obrigado... e um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Compartilhado Ricardo, um grande abraço,

    ResponderExcluir
  7. Essências Musicais de Bach (Johann Sebastian Bach)

    "Para os que se sentem infelizes em seus atuais "instrumentos de expressão" ou para aqueles que querem se aprofundar no conhecimento de sua "partitura vital", é confortador saber que existe uma "partitura musical individual..." M.R.Menezes http://cuidebemdevoce.com/essencias-musicais.php

    ResponderExcluir

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...