quinta-feira, 16 de junho de 2016

“Moringa Oleífera” - Poderes milagrosos da “árvore da vida”



A árvore moringa não é muito conhecida pelos brasileiros, mas ela pode resultar em muitos benefícios para a sua saúde.


Essa árvore é também conhecida como a “árvore da vida” e da “liberdade”, pelos seus poderes milagrosos, e é originária de África e da Ásia.


Com 12 metros de altura, a moringa é composta por bastantes aminoácidos e tem aproximadamente 90 nutrientes. Nos seus galhos, você pode encontrar folhas verdes que estão nutridas de ferro e cálcio, sendo assim um alimento substancioso. Na sua composição encontramos ainda sais minerais, proteínas, vitaminas (C, B2, B3, B6, B7, D, E e K ), positivas para o seu bem-estar. O seu cálcio é superior ao do leite (17 vezes mais) e o ferro é muito mais elevado do que aquele que encontramos nos espinafres (25 vezes mais). Com isso você consegue perceber que a moringa é realmente mágica.


Existem 13 gêneros de moringa, mas a mais afamada, graças aos seus poderes curativos, é a “Moringa Oleífera”, nativa das encostas dos Himalaias. Essa planta percorreu o mundo e chegou até ao Brasil como uma importante erva medicinal, mas muito pouco difundida. Embora o clima seja propício ao crescimento da moringa, ela parece ficar esquecida, o que não deveria acontecer. Mesmo para os povos mais pobres, essa árvore poderia combater a subnutrição e outros problemas, uma vez que é nutricionalmente rica e cresce rápido e em abundância.


Você sabia que todas as partes da Moringa podem ser ingeridas? Pois é! Tudo é comestível. Desde as sementes e as raízes até às folhas. E é sobre isso que lhe vamos falar hoje.


Vantagens da planta

Antes de mais, você precisa saber no que essa planta pode mudar a sua vida.

  • A moringa tem propriedades anti-inflamatórias;
  • Funciona como antibacteriano, combatendo os vermes;
  • Ajuda no trato de problemas cardíacos e circulatórios;
  • Ajuda no emagrecimento, regula a prisão de ventre e outros problemas do sistema digestivo.

As suas folhas são também antibacterianas e anti-inflamatórias. Relativamente às sementes elas podem ser muito úteis para purificar a água que consumimos, já que elas conseguem filtrar os germes presentes nela.

Na verdade, qualquer parte da planta tem capacidades medicinais que podem evitar:

  • Bronquites;
  • Dores musculares;
  • Febre;
  • Formação de tumores e muitos outros problemas de saúde.

Como preparar a planta para consumo

Você pode consumir a moringa de diferentes formas.

  • Pode consumir as folhas cruas ou então um pouco esquentadas;
  • Pode comer as vagens verdes (utilizando em sopas ou saladas);
  • Pode utilizar as flores nos pratos quentes e nas saladas;

DICA: Consuma as sementes! Você só precisa de as colocar num copo de água fervente com sal, esperar um tempinho, coar e essa água de sementes estará pronta.


A planta também é comercializada em formas mais industrializadas e, por isso pode encontrar moringa em cápsulas (é aconselhável tomar apenas 1 cápsula por dia, em conjunto com as refeições) e moringa em pó que é ótima para insônias (meia colher de chá de pó com água ou suco no café da manhã ou à noite).


_________________
CUIDE BEM DE VOCÊ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...