quarta-feira, 4 de abril de 2012

A Terapia Floral no contexto Alzheimer


A Terapia Floral (TF) é uma prática complementar a saúde recomendada pela Associação Brasileira de Alzheimer tanto para a pessoa com este tipo de demência bem como para o uso dos familiares e cuidadores.

É uma prática complementar recomendada pela Organização Mundial da Saúde e adotada por vários estados e municípios brasileiros conforme o postulado pelo Ministério da Saúde na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS Portaria 971 de 03/05/2006 tal prática tem ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade dentro do paradigma da integralidade do ser contemplando suas várias instancias: física, mental, emocional e espiritual objetivando a qualidade de vida e humanização da saúde.

A terapia floral é um instrumento terapêutico não medicamentoso que se utiliza de remédios elaborados a base de flores silvestres é natural, sem contra indicação, sem uso de agentes químicos podendo ser usado com segurança do bebe ao idoso. Trata principalmente os desequilíbrios emocionais e mentais que provocam sofrimento na alma e corpo do homem.

Podemos usá-la, a TF, em diversas circunstancias: para desenvolvimento pessoal, preventivamente, nas doenças crônicas, doenças somáticas, eventos traumáticos, sobrecarga e desequilíbrios emocionais, depressão, o stress, a síndrome de pânico, problemas emocionais geradores de obesidade etc. Um sintoma emocional como ansiedade que provoca compulsão que em sua origem pode estar associado a um problema de saúde dentro do seio familiar como o Alzheimer ou luto ou alguma perda que traga angústia, dor emocional, ansiedade, compulsão e acaba gerando como consequência no corpo físico o sobrepeso. Esta terapia foi criada na Inglaterra pelo médico Dr.Edward Bach especialista em saúde pública, bacteriologista, patologista nos idos de 1930, segundo ele, os conflitos interiores provocam processos de adoecimento e devemos buscar a causa do sofrimento para promover a cura real.(...)

A doença ou demência de Alzheimer como sabemos é gradativa,  (dita) incurável de longa duração, que traz aos envolvidos grande angústia e dor emocional. Para as pessoas com Alzheimer a Terapia Floral complementa o tratamento alopático tratando a depressão, traumas, que geralmente acompanha tais pacientes, os distúrbios de comportamento como desconfiança, agressividade, perambulação e agitação. Atua dissolvendo os padrões disfuncionais que provocam conflitos entre os familiares pela sobrecarga que a própria doença impõe. No processo de desenvolvimento da doença o cuidador passa por grande estresse emocional, depressão, sendo afligido por todo tipo de emoções que o desequilibram que podem ir da raiva, tristeza, desespero, culpa, ressentimento, impaciência, angústia, ansiedade, perda de individualidade, medo, cansaço físico e mental. Os conflitos, a avalanche de problemas e emoções desencadeadas causam sofrimento, desgaste das energias e conseqüentemente afetam a homeostase (complexo sistema de controle e equilíbrio que mantém a vida)* assim baixando a imunidade da pessoa podendo vir a desenvolver doenças somáticas a nível físico.

Os Florais atuam nos processos dissolvendo os padrões negativos que trazemos dentro de nós por crenças aprendidas ou absorvidas, devido a situações desgastantes do ambiente social, estilo de vida, hábitos mentais, emoções negativas, atitudes e comportamentos que nos refreiam e limitam e provocam sofrimento no aspecto emocional, social e comportamental.  (...)

*Parênteses e observações são meus
*Homeostase, inclui o mecanismo de fuga e luta em momentos de perigo, a resposta a invasores externos via inflamação, a desintoxicação do sangue via fígado, a circulação de oxigênio e nutrientes para a células do corpo humano, mecanismos estes específicos que ocorrem 24 horas por dia sem a necessidade de controle consciente ou intervenção de nossa parte.

Lena Rodriguez

Cuide bem de você... www.cuidebemdevoce.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...