segunda-feira, 16 de abril de 2012

Quatro remédios naturais que você já tem em sua despensa

Algumas doenças precisam do poder do armário dos remédios, mas outras vezes, quando você não está se sentindo bem, tudo o que você precisa é olhar para a prateleira de temperos. Se você está de mau humor, não consegue parar de tossir, está de ressaca ou tem uma dor pós-treino, aqui estão quatro especiarias que podem ajudá-lo a se sentir melhor – sem o uso de medicação.


O que: Pimenta
Quando usar: quando você está se sentindo para baixo
Por que: o arder que você sente em sua boca é efeito do composto de capsaicina. Ela aciona os receptores na boca e faz com que o seu cérebro libere endorfina para compensar e você se sentir bem.
Como comer: Para um dia frio e triste, uma receita picante de pimentão-doce ou uma receita saudável de berinjela picante.


O que: Gengibre
Quando usar: quando você está lutando contra um resfriado ou uma sensação de náuseas ou dores.
Por que: o gengibre contém uma substancia química que ajuda a reduzir náuseas e sintomas de inflamação. O chá de gengibre foi um remédio contra o resfriado por anos.
Como comer: basta uma receita de chá de gengibre ou um jantar com uma receita de brócolis com gengibre.


O que: Salvia
Quando usar: quando estiver com dor de cabeça
Por que: A antiga erva tem sido usada para qualquer coisa, desde dor de garganta até para ajudar na fertilidade, mas não existem estudos para comprovar a eficácia da erva em cada área. Pequenos estudos, no entanto, têm mostrado que a salvia ajuda a melhorar o desempenho mental tanto em pessoas mais jovens como em mais velhos e até em pacientes de Alzheimer.
Como comer: Com uma receita de salada de feijão com salvia fresca e outras ervas, ou apenas como uma xícara de chá de salvia para cortar a dor de cabeça.



O que: Açafrão-da-Índia
Quando usar: um dia depois de uma sessão intensa de exercícios
Por que: Açafrão-da-Índia contém curcumina que tem propriedades anti-inflamatórias. A curcumina atua como um analgésico e é especialmente eficaz na reparação muscular.
Como comer: E só adicionar uma pitada do saboroso tempero em seu prato.



Mais sobre o Açafrão:  
Um parente do cardamomo, do gengibre  e da zedoária, o açafrão da índia (com as suas folhas largas, semelhantes às do lírio, e do tamanho de um pé, e com as suas flores amarelas e branco-amareladas). O sua origem é a India, Bangladesh, China e Java, tendo sido introduzido na América Latina e outras zonas tropicais. Mas o seu valor medicinal e culinário encontra-se na raiz; ou para ser tecnicamente mais correcto, no rizoma (a parte subterrânea do caule) o qual é seco e triturado, e utilizado como especiaria em pó.

Usos Terapêuticos do Açafrão-da-Índia:

Problemas da vesícula biliar, hepatite, indigestã0, infecções, falta de apetite, sarna.
Doença de Alzheimer, artrite, asma, pé de atleta, furúnculos, joanetes, bursite, câncer (especialmente do cólon e da mama), cataratas, cólicas, dermatite, diarreia, eczema, fibrose, cálculos biliares, gases, endurecimento das artérias, doença cardíaca, colesterol elevado, triglicéridos elevados, inflamação, dores intestinais, síndrome do intestino irritável, icterícia, falta de menstruaçã0, problemas nas glândulas linfáticas, dores menstruais, enjoo matinal, dores, psoríase, entorses, úlceras, feridas, candidíases.
Usos tradicionais: Hematomas, parto, inflamação dos olhos, epilepsia, febre, hemorragias, hemorróidas, comichã0, tinha (micose).

Propriedades Medicinais do Açafrão-da-Índia:

A curcumina, e os curcuminóides presentes no açafrão-das-índias são os anti-inflamatórios por excelência para o alívio da artrite, os quais ajudam também a vesícula biliar e o fígado a promover a defesa contra o cancro. Estes fitoquímicos combatem a inflamação de forma muito semelhante a uma nova classe de medicamentos chamados de inibidores da ciclo-oxigenase-2 (C0X-2).
Estes medicamentos inibem a libertação das prostaglandinas pela COX-2, as quais são segregadas em resposta a várias fontes de inflamação e inchaç0. A curcumina e os curcuminóides não interferem com a capacidade do corpo de segregar as prostaglandinas pela COX-1, as quais são necessárias para uma coagulação adequada do sangue, entre outras funções importantes para a saúde.
(A aspirina, por seu lado, inibe as prostaglandinas libertadas pela C0X-1 e COX-2, e daí ajudar nos casos de artrite, mas tornar também o sangue mais fluido, aumentando o risco de hemonagia intestinal e úlceras). No caso do combate ao câncer da mama, a curcumina, juntamente com a genisteína na soja  tem mostrado inibir a formação de cancro nos tecidos mamários.  Os fitoquímicos isolados actuaram melhor quando utilizados em série em vez de individualmente.
Em estudos envolvendo 16 fumadores crónicos, tomando 1500 mg de açafrão diariamente durante 30 dias verificou-se uma redução dos genes mutantes encontrados na urina dos participantes. Em experiências realizadas com animais, a curcumina diminuiu o risco de cancro n0 cólon em cerca de 60 por cento. Este fitoquímico parece neutralizar os compostos causadores do cancro, detendo as alterações cancerosas nas células, e combatendo diretamente as substâncias que permitem os carcinógenos de se espalharem e desencadear a destruição.
A planta estimula também um melhor fluxo biliar, o qual ajuda a digestão das gorduras e reduz o risco de cálculos biliares. Para além disso, o açafrão-da-índia induz a segregação de várias enzimas que assistem o fígado na decomposição e metabolismo de certas substâncias tóxicas. Algumas destes mesmos fitoquímicos inibem os danos oxidativos que levam à coagulação do colesterol e à sua deposição no interior das artérias.

Equivalenles Sintéticos:

A prescrição de corticosteróides é o tratamento de ouro padrão para a artrite, mas fazem inchar a cara, provocam a retenção de líquidos, elevam a tensão arterial, encorajam hemorragias no intestino e a formação de úlceras, e aumentam o risco de osteoporose entre outros problemas. Os medicamentos inibidores da C0X-2, vigorosamente promovidos, tais como o celecoxib (Celebrex), topo de vendas dos novos fármacos em 1999, têm sido publicitados como proporcionando alívio anti-inflamatório não esteróide, sem risco para o estômago e o resto do sistema gastrointestinal, mas pesquisas posteriores indicam que o Celebrex coloca alguns problemas para pessoas com problemas gástricos, em particular ao enfraquecer a regeneração do revestimento intestinal danificado.
O açafrão-da-índia/curcumina é cerca de cinquenta por cento menos eficaz do que os corticosteróides, mas não provoca qualquer dos efeitos secundários acima mencionados. As experiências mostram que 1200 mg de curcumina por dia são tão efectivas quanto o acetato de hidrocortisona (Anusol), a indometacina, e a feunilbutazona (Butazone).

Opções de Dosagem:

Quatrocentos mg de extracto de curcumina três vezes ao dia, 445 mg de suplemento padronizado duas a três vezes ao dia, 1 colher de chá da planta seca num copo de leite quente diariamente, 1 colher de chá a 1 colher de sopa de extracto líquido divido em várias doses ao longo do dia, ou 1/8 a 1/2  de colher de chá de tintura de açafrão-da-índia três vezes ao dia. 
O seu corpo assimilará mais curcumina se a ingerir acompanhada de uma grande quantidade de pimenta preta. A piperina presente na pimenta melhora a capacidade do organismo para usar o açafrão-da-índia talvez até vinte vezes mais, de acordo com as investigações. O gengibre é também um bom companheiro fitoquímico.

Precauções:

Poucas relatadas com um uso regular. Pessoas com obstrução no canal biliar não devem provavelmente tomar esta planta, e pessoas com cálculos biliares devem falar primeiro com um médico especialista em fitoterapia. Doses extremamente grandes de curcuminóides poderão causar úlceras 0u cancro ou reduzir o número de glóbulos brancos e vermelhos no organismo. Se o açafrão-da-índia constituir 10 por cento do total da sua dieta, como aconteceu com alguns ratos numa experiência em laboratório, parte do seu cabelo pode cair.
Outros nomes: açafrão-da-terra (Curcuma longa), cúrcuma, turmérico, açafroa e gengibre amarelo.

Cuide bem de você... www.cuidebemdevoce.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...