sexta-feira, 16 de julho de 2010

244- INTOXICAÇÕES


Intoxicações ou envenenamento é a lesão provocada pelo contato com substâncias tóxicas,ou seja ,nocivas à saúde . Preferimos deixar o termo envenenamento (que, a rigor, é sinônimo de intoxicação) para o acidente com venenos de animais como cobras, aranhas e etc, que serão abordados num capítulo à parte.

Este contato com as substâncias tóxicas pode se dar de várias formas distintas, veja :

Intoxicação endógena.......
Nosso organismo produz substâncias tóxicas que , via de regra, são " purificadas" pelo fígado e eliminadas pelos rins. Quando estas substâncias são produzidas em excesso ou quando temos doenças da depuração ou eliminação ,podemos ter uma intoxicação endógena.

Intoxicação Exógena....... 
É quando a substância nociva "vem de fora".
Aí, o contato pode ser por ingestão ( o paciente "bebe" o tóxico), por inalação (o paciente "cheira" o tóxico) ou por contato direto sobre várias parte do corpo.
Aqui trataremos das intoxicações exógenas, que são um sério problema de saúde ,constituindo uma das principais causas de atendimento em emergências.

Intoxicações exógenas agudas ......
Há, basicamente , duas formas de ocorrer uma intoxicação exógena aguda : acidente ou tentativa de suicídio.

A intoxicação acidental é a mais frequente , ocorrendo principalmente com crianças, até os seis anos de idade,constituindo-se hoje, na primeira causa de morte (nesta faixa etária) no município do Rio de Janeiro,compondo o grupo dos acidentes domésticos.

A tentativa de suicídio é menos frequente e , em geral , cometida por adolescentes e jovens.

Não podemos deixar de citar um outro tipo muito frequente de intoxicação exógena,que pode se tornar caso de pronto-socorro: álcool e drogas. São tóxicos ao organismo, usados também voluntariamente, porém sem a intenção do suicídio, embora muitas vezes possam ser fatais.

Este assunto, porém , devido à sua importância e complexidade terá todo um volume dedicado a ele.

QUE SUBSTÂNCIAS PODEM CAUSAR INTOXICAÇÕES EXÓGENAS AGUDAS ?
Muitas são as substâncias potencialmente tóxicas. A maioria delas faz parte do nosso dia-a-dia, empregadas nas mais diversas funções.

Veja :
............... Medicamentos - Principalmente tranquilizantes e anticonvulsivantes (RivotrilÒ, TegretolÒ,GadernalÒ. etc.).
............... Produtos de higiene e limpeza - Água sanitária , o cloro , a soda cáustica, ácido muriático, etc..)
............... Raticidas e Inseticidas - como o chumbinho e o BaygonÓ.
............... Derivado do petróleo - como gasolina e o querosene .
............... Metais pesados - como chumbo,contido em tintas em geral,giz de cera que ás crianças usam para pintar,peças de cerâmicas(artesanatos), etc...
............... Gases - gás de cozinha (botijão) ou de rua, usado também nos aquecedores de banheiros.
............... Plantas - muitas plantas são potencialmente tóxicas, como a mamona, a comigo-ninguém- pode, o pinhão-roxo e muitas outras.

Os sintomas da intoxicação aguda são muito variados e dependem da substância tóxica em questão e da quantidade dela que provocou o envenenamento. Os sintomas mais frequentes, de uma forma geral, são : dor (que pode ser em queimação ou cólica abdominal),sonolência , visão turva,náuseas, vômitos, etc...

Enquanto o socorro não chega, ou antes de remover o doente para um hospital ,algumas providências de socorro imediato podem e devem ser tomadas.

Obviamente, a conduta a ser tomada vai depender da substância tóxica em questão e da quantidade da substância tóxica ingerida. Por isso , a substância suspeita deve ser guardada para ser apresentada ao médico(levá-la a emergência).

Próximo: Procedimentos úteis ..........

Fonte: Plantão Médico - Urgências e Emergências Editora Biologia & Saude

Colaboração: Fórmula Care - Farmácia de Manipulação .
Rua Paraná , 19 - Vicente de Carvalho / Guarujá / S.P.
e-mail .: atendimento@formulacare.com.br
site.: http://www.formulacare.com.br
tel: (13) - 3341-4017

********

Lena Rodriguez

3 comentários:

  1. Boas,

    Tenho visto com muita atenção as suas publicações já de longa data. Acredito deveras nas terapias alternativas e na cura por alimentos. A pensar nisso estou a desenvolver um blog tambem, sugeria uma troca de links o que me diz?

    http://nprodutosnaturais.blogspot.com/ se aceitar deixe em comentario o seu ok

    JCordas

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas, adorei a matéria, aliás estas de parabéns pelo blog. A cada visita é uma surpresa interessante.
    Abraços

    ResponderExcluir

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...