terça-feira, 25 de maio de 2010

211- Narinas, os dois diferentes lados da respiração...


O nariz tem um lado direito e um esquerdo; usamos ambos para inspirar e expirar.

Na verdade eles são diferentes entre si: o direito representa o Sol, o esquerdo, a Lua.

O lado direito pertence ao "quente", o Sol, por isso esquenta rapidamente, o esquerdo pertence ao "frio", a Lua, esfria mais rápido.

Durante uma dor de cabeça, tente fechar a narina direita e usar a esquerda para respirar, dentro de minutos a dor de cabeça terminará.

Se você se sente cansado, faço o contrário: feche a narina esquerda e respire pela direita.

Num instante sentirá sua mente aliviada.

A maior parte das mulheres respira com o lado esquerdo do nariz, se resfriam rapidamente.

A maioria dos homens respiram pela narina direita e isso os influencia inversamente.

Repare no momento em que acordamos, qual dos lados respira melhor, ou mais? Direito ou esquerdo?

Se for o esquerdo você se sentirá cansado.

Então, feche a narina esquerda e use a direita para respirar, você se sentirá aliviado rapidamente.

Isso pode e deve ser ensinado às crianças, mas é mais efetivo quando praticado por adultos.

Um amigo que costumeiramente tinha fortes dores de cabeça e sempre ia ao médico, fez a experiência.

Houve um tempo em que sofria de dores de cabeça literalmente todas as noites, ficando incapacitado para estudar, analgésicos não funcionavam.

Ele decidiu tentar esta terapia de respiração: fechava a narina direita e respirava pela esquerda.

Em menos de uma semana sua dor de cabeça foi-se.

Continuou o exercício por um mês. Esta bem agora.

Uma terapia alternativa natural, sem medicamentos.

Então, por que não tentar?


Amigos, achei interessante esse artigo e nunca tinha ouvido falar sobre isto... Não desconheço a questão polaridade na Medicina Chinesa e acho que pode ter muito a ver e também  sabemos da importância da respiração... Vamos praticar, especialmente as pessoas que são acometidas por dores de cabeça ou cansaço como cita no artigo... Ai, ai, ai... não sei o que é dor de cabeça há muuuuitos anos e quanto a cansaço, embora eu esteja há uma ano e meio carregando um cão idoso com mais de 30 kilos várias vezes por dia, estou forte como uma rocha, rsrss... Então conto com vocês! Deixe seus comentários aqui, ok?
Abraços,
Lena Rodriguez

7 comentários:

  1. Já conhecia,aprendi nos estudos Rosacruz-AMORC e sempre pratiquei.É um excelente exercício.Além da terapia física, abre todos os canais da mente, tratando da alma.Oxigena melhor o sangue e sangue é vida.
    O correto para dar um equilibrio perfeito é vc fechar o lado direito e aspirar, depois fecha o esquerdo e expira e, vice-versa(fecha o esquerdo e aspira, depois fecha o direito e expira). Faça ao acordar e ao adormecer, todos os dias, profundamente, segurando respiração ao trocar o lado para aspirar e expirar.
    Não há stress e enxaqueca que resistam.

    ResponderExcluir
  2. Grata pelo seu comentário Margarete! Eu tbm fui Rosacruz, mas na época eu não era tão disciplinada, fazem muitos anos... Coloquei esse artigo aqui esta madrugada, pois meu velho cão me acordou e perdi o sono, mas acho que me encontrava meio dormindo (rsrss), pois agora ao ler o que digitou me recordei que já conhecia sim. Mas o que vale mesmo é sempre a prática. Grata novamente, abraços,
    Lena

    ResponderExcluir
  3. Oi Lena! Sou eu o Marcio! Sempre usei esta tecnica e ela semprte me trouxe alivio ao stress entre outras coisas! Aprendi atraves do budismo...Veja o filme "O pequeno buda" la fala dessa tecnica tb!

    ResponderExcluir
  4. Nossa!... estava precisando dessas dicas, vou pratica-las,já estou começando,rsrsrs, pois ando tendo muitas dores de cabeça e tensões.
    Valeu gente!!!!

    ResponderExcluir
  5. Pratico e é ótima muito boa!!

    taniacabezaproducoes@hotmail.com

    Tanya Cabeza

    ResponderExcluir
  6. Lena, tenho uma dúvida e talvez você possa me ajudar. Tenho 40 anos e muita coisa para fazer (trabalho, família, atividade física e outras coisas), mas sinto um cansaço e uma indisposição incompatíveis com minha saúde clínica, que é boa.
    Ando pesquisando sobre respiração e seu artigo parece ter a resposta para minha dúvida. Me diga se estou errado: tenho um grande desvio de septo e minha narina esquerda é muito maior que a direita. Quando fecho a narina esquerda, sinto muita dificuldade de respirar. No seu artigo, vc diz que quanto fechamos a narina direita sentimos cansaço. Será que o fato de eu praticamente só respirar pela narina esquerda devido ao desvio de septo influencie na minha energia? Pergunto isto pq a indicação cirúrgica obviamente não me agrada, mas se eu tiver a perspectiva de equilibrar minhas energias corrigindo o desvio de septo, talvez mude de idéia.
    O que vc me diz?
    Um Abraço,

    Mauro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauro, não posso lhe afirmar, mas é possivel que esse cansaço e indisposição esteja ligado... Esses sintomas tbm costumam estar ligados a falta ou não assimilação de determinados Sais Minerais, ao menos é o que tenho constatado em mais de 15 anos de tratamentos. Sinceramente se fosse comigo e antes de partir para uma cirurgia eu verificaria isto. Aqui em meu site falo sobre eles: http://cuidebemdevoce.com/sais-minerais-sua-import%C3%A2ncia.php
      Um abraço,
      Lena

      Excluir

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...