segunda-feira, 13 de julho de 2009

117- A Abóbora


A Abóbora


Um segredinho revelado

Alguns anos atrás, um meu ex-professor me mostrou uma análise de sangue; o que eu vi me deixou impressionado. Os cinco principais parâmetros do sangue, ou seja: uréia, colesterol, glicemia, lipídeos e triglicerídeos apresentavam valores que, em muito excediam os níveis permitidos.

Comentei que a pessoa com aqueles índices já deveria estar morta ou, se estava viva, isto seria apenas por teimosia. O professor, então, mostrou o nome do paciente que, até então, tinha sido ocultado pela sua mão. O paciente era ele mesmo!

Fiquei estupefato! E comentei: "Mas como? E o que você fez?". Com um sorriso, ele me apresentou a folha de uma outra análise, dizendo: "Agora, olhe esta, compare os valores dos parâmetros e veja as datas".

Foi o que eu fiz. Os valores dos parâmetros estavam nitidamente dentro das faixas recomendadas, o sangue estava perfeito, impecável, mas a surpresa aumentou, quando olhei as datas; a diferença era de apenas um mês (entre as duas análises da mesma pessoa)!

Perguntei: "Como conseguiu isso? Isso é, literalmente, um milagre!" Calmamente, ele respondeu que o milagre se deveu a seu médico, que lhe sugeriu um tratamento obtido de outro médico, espírita. Este tratamento foi utilizado por mim mesmo, várias vezes, com impressionantes resultados. Aproximadamente, uma vez por ano, faço análise de meu sangue e, se algum dos parâmetros estiver apresentando tendência ao desarranjo, volto imediatamente a repetir esse processo. Sugiro que você o experimente.

Aqui está o
SEGREDO: Semanalmente, por 4 semanas, compre, na feira ou em supermercado, pedaços de abóbora. Não deve ser a abóbora moranga e sim a abóbora grande, que costuma ser usada para fazer doce. Diariamente, tire 100 gramas da casca da abóbora (sem polpa), coloque os pedaços no liquidificador, junto com água (SÓ ÁGUA!), e bata bem, fazendo uma vitamina de abóbora com água. Tome essa vitamina em jejum, quinze a vinte minutos antes do desjejum (café da manhã). Faça isso durante um mês, toda vez que o seu sangue precisar ser corrigido. Poderá controlar o resultado, fazendo uma análise antes e outra depois do tratamento com a abóbora. De acordo com o médico, não há qualquer contra-indicação, por tratar-se apenas de um vegetal natural e água (não se usa açucar!).

O professor, excelente engenheiro químico, estudou a abóbora para saber qual ou quais ingredientes ativos ela contém e concluiu, pelo menos parcialmente, que nela está presente um solvente do colesterol de baixo peso molecular, o colesterol mais nocivo e perigoso.

Durante a primeira semana, a urina apresenta grande quantidade de colesterol LDL (de baixo peso molecular), o que se traduz em limpeza das artérias, inclusive as cerebrais, incrementando, assim, a memória da pessoa.

Há apenas um inconveniente: o sabor da abóbora crua não é muito agradável! Nada mais. Se for o seu caso, experimente e constatará o resultado.
Porém, há um detalhe importante: nem a abóbora, nem a água poderão ir para a geladeira, porque a refrigeração destrói os ingredientes ativos da vitamina. Esta é a razão de ter que comprar, semanalmente, a abóbora, pois, fora da geladeira, ela se estraga rapidamente.


Por Andréa Cortiano > Fonte: http://aluisionestelar.ning.com/group/alimentonatural/forum/topics/a-abobora
Referência:
[1] Salvatore de Salvo e Mara Teresa de Salvo, Novos Segredos da Boa Saúde, Editado pela Biblioteca 24x7 [ www.biblioteca24x7.com.br ], São Paulo-SP, novembro 2008.




O Paulo deixou esse comentário sobre a abóbora e achei pertinente coloca-lo aqui:

A abóbora é um vegetal que pertence à família das curcubitáceas, assim como o pepino, o melão e a melancia, sobre esta matéria é interessante ressaltar:

1- Todas as cascas de vegetais são ricas em fibras, portanto, comprovadamente em estudos científicos, demonstram diminuir os níveis de colesterol e triglicérides; no trato disgestório ligam-se às gorduras em excesso e então são eliminadas nas fezes.

2- A casca e a parte da polpa mais próxima a ela contém vitaminas lipossolúveis (que se ligam a gorduras), como a vitamina A, as do complexo B, entre outras, essenciais à saúde. Entretanto em nosso país, por um fator cultural, a maior parte dos vegetais são consumidos cozidos e descascados.

3- Todo alimento de origem vegetal cru, possue enzimas e outras substâncias que são neutralizadas por resfriamento, congelamento e cozimento.

4- O consumo de abóbora exerce ação tônica ao fígado, regulando-o; O fígado é o órgão responsável por produzir o colesterol.

Procurei me ater principalmente à casca, porém há outros atributos e usos em relação à polpa e sementes.

Essas informações podem ser confirmadas em livros e em sites confiáveis da internet. Atualmente crescem a cada dia as pesquisas sobre propriedades terapêuticas dos alimentos.

Bibliografia:
BALBACH, A. As hortaliças na medicina natural -Itaquaquecetuba, SP: Editora Missionária, 1993

23 comentários:

  1. Existe alguma comprovação ou confirmação de esse procedimento verdadeiramente produz os resultados aludidos no texto?
    De onde surgiu essa informação? Quem é o autor do estudo?

    ResponderExcluir
  2. Eu apenas sou uma divulgadora daquilo que considero que seja bom, fica tudo a critério de cada um que ler... A fonte e referência se encontram no rodapé da postagem!

    ResponderExcluir
  3. Cara LENA,
    Tenho copiado vários artigos postados por você, da a importância dos conteúdos.
    Parabéns pelo benefício ímpar que tem levado às pessoas.
    No caso desse artigo, li o texto várias vezes e o editei, mas não consegui tirar uma dúvida de interpretação, que vejo ser fundamental para fazer a citada vitamina.
    Por favor, me ajude a entender:
    a parte da abóbra a ser consumida (após se fazer a vitamina) é a casca ou a polpa?
    Nelson Alves
    noslen.sevla@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. oi Lena me interessei tb e tenho a mesma dúvida do anonimo, gostaria de mais informação e q tipo de abobora é essa? Angela

    ResponderExcluir
  5. A abóbora é um vegetal que pertence à família das curcubitáceas, assim como o pepino, o melão e a melancia, sobre esta matéria é interessante ressaltar:

    1- Todas as cascas de vegetais são ricas em fibras, portanto, comprovadamente em estudos científicos, demonstram diminuir os níveis de colesterol e triglicérides; no trato disgestório ligam-se às gorduras em excesso e então são eliminadas nas fezes.

    2- A casca e a parte da polpa mais próxima a ela contém vitaminas lipossolúveis (que se ligam a gorduras), como a vitamina A, as do complexo B, entre outras, essenciais à saúde. Entretanto em nosso país, por um fator cultural, a maior parte dos vegetais são consumidos cozidos e descascados.

    3- Todo alimento de origem vegetal cru, possue enzimas e outras substâncias que são neutralizadas por resfriamento, congelamento e cozimento.

    4- O consumo de abóbora exerce ação tônica ao fígado, regulando-o; O fígado é o órgão responsável por produzir o colesterol.

    Procurei me ater principalmente à casca, porém há outros atributos e usos em relação à polpa e sementes.

    Essas informações podem ser confirmadas em livros e em sites confiáveis da internet. Atualmente crescem a cada dia as pesquisas sobre propriedades terapêuticas dos alimentos.

    Bibliografia:
    BALBACH, A. As hortaliças na medicina natural -Itaquaquecetuba, SP: Editora Missionária, 1993

    Paulo Veloso
    Biólogo
    pauloveloso3@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Lena,
    Maravilha! Tenho colesterol alto vou fazer. Só tenho uma dúvida: será que abóbora é exatamente esta da foto ou pode ser qualquer abóbora que de para fazer doce? Aqui no Sul nos usamos para fazer doce a abóbora de pescoço.Não conheço esta da foto, mas vou procurar. Lena tu és uma pessoa muito boa de coração,para divulgar um artigo como este, que vai ajudar muita gente.
    Muito obrigada
    Rute

    ResponderExcluir
  7. BOM DIA LENA!!
    REFERNTE A ABOBORA PARA BAIXAR O COLESTEROL E O TRIGLICERIDEOS, VOCÊ FALA EM 100 GRAMAS DA CASCA E A POUPA TAMBÉM PODE SER BATIDA JUNTO SE PODE QUAL A PROPORÇÃO?

    DESDE JÁ UM ABRAÇO E OBRIGADO PELA MATÉRIA.

    ResponderExcluir
  8. Crianças, please... A abóbora é a comum, aquela comprida e alaranjada, NÃO PODE SER A MORANGA, lá diz... E é só a casca, SEM A POLPA, ok?

    ResponderExcluir
  9. Rogério (Barreiras - BA.)13 de julho de 2010 às 05:01

    Ok Ok
    Fiz hoje exame completo de colesteroal, triglicerides e glicemia.
    Amanhã inicio o tratamento com a abóbora.
    Depois eu posto o resultado.

    abraços a todos

    ResponderExcluir
  10. Grata Rogério, conta sim pra gente depois... Estaremos aguardando e desejando muito boa sorte tbm!
    Abraços,
    Lena

    ResponderExcluir
  11. Olá, meu nome é Johni.
    Fiz exames e foi constatado que meu nivel de triglicerideos estava em '818', um pouco alto, não é mesmo?
    Fiz o tratamento com a casca de abóbora durante 32 dias, refiz o exame uma semana depois, e o nível baixou para '151'.
    Não é uma maravilha?

    ResponderExcluir
  12. Sim Johni, maravilhosamente natural, parabéns! Grata pelo retorno, isto é um incentivo para que mais pessoas abra mão de medicação alopática... A natureza é prógica em recursos e sou grata por isto!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  13. Oi Lena!
    Fiz o tratamento com a casca de abóbora de doce, segui exatamente as indicações deste site. E é com muito satisfação e alegria que comunico: meu colesterol mínimo, desde o meu primeiro exame, era 152. Pois bem, depois do tratamento foi para 196 mg/dl., que é ÓTIMO. Isto é o MILAGRE da abençoada ABÓBORA.
    Isto eu devo ao teu blog e a tua bondade.
    Mil vezes obrigada.
    Rute

    ResponderExcluir
  14. gostaria de saber das pessoas que tiveram ótimos resultados usando o suco da casca de abóbora o resultados dos exames mais detalhados por favor (exame de glicemia, colesterol, hdl,ldl e trigliceridios).
    FRANÇA de Abaetetuba-Pará

    ResponderExcluir
  15. gente me passa o segredo, como faz o suco da casca de abóbora pois eu não estou conseguindo é muito dura.Vou ficar agradecida FRANÇA.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Bom dia!!! Caros leitores vcs podem tomar com fé o suco de abobora, pois eu já faço uso a mais de 2 anos nunca mais precisei ficar me entupindo de remédios. É lógico que não exagero na alimentação, sou bem rígida quando se trata da minha saúde e do meu bolso rrsss. Quando comecei a usar, tinha minhas dúvidas, mais essas cairam por terra, pois o resultado logo no primeiro exame de sangue revelou o maravilhoso nível baixo de tudo. Portanto recomendo.abraços "meu blog é www.abellalaurieen,arteblog.com.br"

    ResponderExcluir
  17. Então faz o suco com 100 de (CASCA)? e a quantidade de água, 1 copo?

    ResponderExcluir
  18. Amei esta reportagem, pois meu pai esta com o colesterol HDL baixo, ele pode tomar o suco de abobora?
    Meu sombrinho esta com o trigliceridios alto, pois vou começar a fazer o suco.
    Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  19. obrigado me foi muito util todas estas informaçoes

    ResponderExcluir
  20. Olá Lena!
    Li seu artigo e achei muito interessante porém, acho que deveria fazer um levantamento minucioso das pessoas que foram beneficiadas ou não por este método natural e fazer uma divulgação para os meios científicos. Também acho importante que a receita seja um pouco mais explícita por exemplo: Casca ou polpa da abóbora? 100 gramas com qual quantidade de água?
    Parabéns, pela indicação

    ResponderExcluir
  21. Concordo com vc anônimo, mas o que fazer, não é meu o texto e a experiência, mas tem a fonte aqui: BALBACH, A. As hortaliças na medicina natural -Itaquaquecetuba, SP: Editora Missionária, 1993 e quem realmente tiver interesse pode se aprofundar, comprando-o. Abraços,

    ResponderExcluir
  22. Boa noite. Meu marido fez uso da abóbora por um mês, pois tem sérios problemas relacionados. Já teve até pancreatite por causa do triglicérides mto alto e no caso dele não é obesidade e não há medicação que abaixe, é genético. Antes de iniciar o consumo da abóbora sua taxa estava em 1.500 e um mês depois 2.230, ou seja, o consumo da abóbora não ajudou e sua taxa continuou a subir. Não sabemos mais o que fazer, pois sua dieta é regular, ele é magro, faz uso de combinações de medicamentos, enfim todo o possível e nada resolve.

    ResponderExcluir

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...