terça-feira, 7 de outubro de 2008

69- RECUPERAÇÃO DE DOENÇAS AUTO-IMUNES


Fico feliz pela citação da autora sobre o livro “Amor, Medicina e Milagres” , o livro do Dr. Bernie é realmente, uma das coisas mais gratificantes que já li...

Eu acrescentaria no tratamento psicoterápico, a todos que possuem uma doença auto-imune, terapia intensiva e bem direcionada com Essências Florais, Elixires de Cristais e também fitoterápicos e para isto eu particularmente, confio apenas em dois métodos de diagnósticos, Radiestesia Clínica e Cinesiologia e, ainda, eu não abriria mão do processo de cura havaiano Ho’oponopono na limpeza de memórias conjuntamente. E-Book gratuito de Ho’oponopono (
www.hooponopono.com.br )
Lena Rodriguez



*********

Os caminhos para a recuperação de doenças auto-imunes
 
Estou escrevendo este artigo atendendo aos vários apelos vindos daqueles que leram os dois artigos anteriores, cujo título é “Doença Auto-Imune. O que é isso?” . Recebi inúmeros pedidos de socorro e, portanto, sinto-me na obrigação de contribuir mostrando a luz no fundo do túnel.
Aos leitores que ainda não tiveram a oportunidade de ler os artigos citados, sugiro que, antes, tomem conhecimento daqueles para que possam assimilar melhor o conteúdo deste. Então, vamos lá...

Os mesmos caminhos usados pelos sentimentos (emoções) para se expressarem, e que podem conduzir ao aparecimento de doenças auto-imunes, podem e devem também ser usados para restabelecer a saúde. No quadro abaixo, vemos como a mente e o corpo podem interagir para criar saúde. Temos uma explicação que começa no domínio psicológico:
1. A Intervenção ou Ajuda Psicológica
O primeiro passo para a cura será tomar consciência do que pode estar nos afetando. A maioria de nós não sente a necessidade de estar atento às coisas que nos afetam, quando tudo está indo bem. A vida torna-se uma espécie de piloto automático que vai nos levando, até que...a doença ou a infelicidade sobrevém e nos sentimos esmagados, mergulhados em um mar indiferenciado de acontecimentos e emoções.

Há que se deixar de lado o orgulho e a vaidade e reconhecer que somos frágeis e precisamos de ajuda. Precisamos de médicos sim, mas, com certeza, precisamos de alguém que nos mostre o caminho de volta para a nossa essência – o caminho do Autoconhecimento. Cuidar de si mesmo é o primeiro de todos os cuidados. Só nós mesmos seremos os nossos verdadeiros curadores, porém dificilmente conseguiremos fazer essa caminhada sozinhos. Necessitamos da intervenção ou ajuda de um profissional na área.

O papel do psicoterapeuta, em direção à recuperação da saúde, é ajudar os doentes a fortalecer as suas convicções de que o tratamento é eficiente e que as defesas do seu corpo são poderosíssimas. Em seguida, deverá colaborar para que o doente aprenda a lidar, de maneira mais eficiente, com o estresse na vida cotidiana, sem se deixar contaminar pelo negativismo. E para que as pessoas passem a acreditar que podem resolver os problemas que surjam, para que acreditem que podem lidar com eles de forma tal que não se deixem dominar ou se sentir vencidos, é muito importante que haja uma mudança, seja na percepção que elas têm de si mesmas, seja na percepção dos próprios problemas que têm que ser vistos sob outra ótica.

2. Esperança e Vontade de Viver
O resultado das crenças dos pacientes em relação às suas possibilidades de recuperação, adicionado a uma "redecisão" quanto aos problemas que enfrentam, é uma abordagem de vida que inclui a Esperança e a Vontade de Viver. A Esperança provém da Fé. Refiro-me à Fé no sentido amplo, ou seja, a certeza de que há uma “Força Maior” que nos guia e não nos abandona jamais, pois a nossa essência, a nossa alma, é parte Dela e Ela está em nós. Todos somos seres divinos, somos fagulhas ou centelhas do mesmo “Fogo Sagrado” ou da mesma “Luz Criadora”.

Quero dizer também que é preciso ter Fé em si próprio, acreditar que se é capaz de realizar as transformações necessárias nas suas emoções, na sua mente e no seu espírito. É preciso deixar de se sentir vítima e tomar as rédeas de sua própria vida, melhorando, dessa forma, a sua auto-estima. É necessário, também, readquirir a Fé na humanidade, desenvolvendo a compaixão e o Amor Incondicional, pois aquele que fica fechado em si mesmo perde a visão do Todo. É imprescindível voltar a sentir Vontade de Viver. O re-equilíbrio vem de dentro para fora, ou seja, da alma para a mente, da mente para as emoções, das emoções para o físico. Só assim se alcança a saúde no corpo.

3. Sistema Límbico
Os sentimentos alterados de Esperança e de Vontade de Viver ficam registrados no sistema límbico, da mesma maneira como antes estavam os antigos sentimentos de desesperança e de desespero. Haverá uma mudança significativa nessa parte do cérebro.

4. Atividade Hipotalâmica
Uma vez que esses novos sentimentos estejam registrados no sistema límbico, as mensagens são enviadas ao hipotálamo, refletindo o sistema emocional alterado - um novo estado que inclui uma Vontade maior de Viver. O hipotálamo envia à glândula pituitária as mensagens que refletem esse novo estado emocional.

5. Sistema Imunológico
O hipotálamo, por sua vez, inverte a supressão do sistema imunológico, para que as defesas do corpo sejam, mais uma vez, mobilizadas contra as células anormais (enlouquecidas pelo estresse e por emoções negativas).

6. Atividade da Pituitária
A glândula pituitária, ao receber as mensagens do hipotálamo, as envia para o resto do sistema endócrino.

7. Sistema Endócrino
Trata de restabelecer o equilíbrio hormonal.

8. Redução das Células Anormais
Com o equilíbrio hormonal restabelecido, o corpo pára de produzir grandes quantidades de células anormais, deixando um número menor para que o tratamento, ou as defesas recuperadas do corpo, se encarregue delas.

9. Regressão dos Sintomas
O funcionamento normal do sistema imunológico e a diminuição da produção das células anormais criam condições propícias para que a doença regrida. As células anormais que restam podem ser destruídas pelo tratamento ou pelas defesas naturais do corpo.

Pela minha experiência, as pessoas que participaram de sua própria recuperação adquiriram forças de que não dispunham antes da doença. A partir do processo de ter que enfrentar uma doença terrível, fazer face a problemas existenciais importantes e aprender mais sobre o seu poder de recuperar a própria saúde, as pessoas recuperam não somente a saúde, mas também um senso de força e controle das suas vidas, que nunca perceberam antes de ser diagnosticada a doença.

Bernie S. Siegel, em “Amor, Medicina e Milagres”, trata da sobrevivência a moléstias graves propondo dois grandes recursos para alterar o estado físico: emoções e imaginação. Representam as duas formas de fazer a mente e o corpo entrarem em comunicação mútua. As emoções e as palavras dão a saber ao corpo aquilo que dele esperamos e, imaginando certas mudanças, contribuímos para que o organismo as produza. O que está em nossa mente está, literal ou "anatomicamente", em nosso corpo. A ligação é feita pelas moléculas de peptídeos, fabricadas pelo cérebro, e pelo sistema imunológico.

Portanto, temos condições de mudar nossos processos corporais mudando nosso estado de espírito. Quando experienciamos estados alterados de consciência conquistados através de meditação, hipnose, visualização criativa, psicoterapia, psicanálise transpessoal ou regressão de memória, por exemplo, abrimo-nos para a possibilidade de transformação e cura.

Muitos estudos mostram que o relaxamento e técnicas afins podem ser úteis no combate aos efeitos negativos do estresse prolongado sobre os componentes do sistema imunológico.

Um sistema imunológico desregulado pode afetar tudo, desde sua suscetibilidade a resfriados até sua função natural de eliminar células cancerosas ou vírus da AIDS, e também pode ser um fator da asma, das alergias, do diabetes, da esclerose múltipla, da artrite reumatóide, do lupus e de outros distúrbios imunológicos onde o corpo ataca a si mesmo.

E, com as palavras abaixo, o Dr. Bernie S. Siegel justifica muito bem o título que deu ao livro, pois para ele o verdadeiro amor realiza milagres:-

“Se eu conseguir ensinar uma pessoa a ficar de bem com a vida, a sentir amor por si mesma e pelos outros, a alcançar a paz de espírito, é possível que se verifiquem as necessárias mudanças. Meu carinho e meus abraços talvez pareçam uma tolice, na enfermaria, mas eles têm base científica. O problema reside em que nós ainda não conhecemos as técnicas necessárias para desencadear, com rapidez e eficiência, o processo de cura em todos os doentes. Por isso, muitas mudanças se dão no nível do inconsciente, e é difícil avaliá-las clinicamente, sem cuidadosos testes psicológicos. Espero pelo momento em que possamos receitar algo como um abraço de três em três horas, em vez de um remédio ou de um impulso elétrico”. (Amor, Medicina e Milagres - pág. 93).

Finalizando, a orientação que devo dar a todos que possuem uma doença auto-imune é: 1) ter um acompanhamento médico; 2) fazer psicoterapia para descobrir a causa inconsciente (e sempre tem, pode ter certeza); 3) ter esperança e vontade de viver; 4) manter a fé em si mesmo, nos outros e, sobretudo, no Ser Supremo (nunca mais se sentirá só); 5) buscar a complementação da ajuda em algum setor da terapia holística, assim como: - a prática de relaxamento, meditação, yoga, tai-chi-chuan, chi-kung, massagens relaxantes, aromaterapia, cromoterapia, reiki, acupuntura, shyatsu, cinesiologia, auriculoterapia, etc; 6) se for possível encontrar algum especialista em “constelação familiar”, procure urgente. É uma nova abordagem da Psicoterapia Sistêmica, criada por Bert Hellinger, que está proporcionando a realização de verdadeiros “milagres” na libertação dos emaranhados nós que residem no inconsciente. Já estou utilizando essa técnica com os meus clientes e, simplesmente, estou maravilhada. Se quiser saber sobre o assunto, leia o artigo "Constelações Familiares" de minha própria autoria, o qual se encontra neste mesmo site.

por Vera Bassoi - veramunizbassoi@terra.com.br
http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=00435

7 comentários:

  1. Maravilhosa esta matéria.Somos co-criadores da nossa vida,e é muito saber e entender como funciona fisiologicamente a condição de saúde após uma doença física.cada vez mais me certifico que a doença antes de aparecer no físico,já começou nos outros corpos sutis,onde quando não detectamos,ela se mostra para então enxergarmos e decidir se queremos viver ou morrer nesta oportunidade encarnatoria.MARAVILHOSA A MENSAGEM.PARABÉNS E OBRIGADA.Simone

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria! congratulo-me com a citação acima sobre o livro do Dr. Bernie. Uma benção na vida de quem passa po esse tipo de doença. Parabéns.
    Maria Lúcia

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    sou portadora de doença auto imune, e por ela cheguei no Reike e na Aromaterapia....

    Qdo adolescente, passei por tratamento espírita e superei a primeira fase, naquela época ng sabia o que eu tinha. A uns 7 anos, fiz biopsia e tenho arterioesclerose das veias dos rins, devido a alta concentração de células, como vc chama.."anormais" que aderem ao rim. Já fiz terapia, e tive até alta, fico a me perguntar pq ainda "me ataco", não consegui achar o ponto que pode ser a causa desse problema. Vc fala de alguém que trabalhe com “constelação familiar” ....vou tentar achar aqui na minha cidade...Ribierao PReto..obrigada..

    cecilia_essencial@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Questiono o fato de que SEMPRE há uma causa inconsciente, pois como pode haver uma causa inconsciente em 3 gerações de uma mesma família? É muito claro que a causa é genética.

    ResponderExcluir
  5. Caro Fabrizio, vamos tomar um pouco mais de conhecimento em casos praticados e comprovados: www.hooponopono.com.br (leia a história do Dr. Len), claro, vc vai me dizer que não se trata de doença auto imune, mas tampouco ele era um doente mental e ainda por cima criminoso perigoso, portanto dá para refletir... Se partirmos do princípio de que apenas repetimos memórias ancestrais e não somente as nossas mas as coletivas tbm, ao menos para mim, se já não havia questionamente quanto ao nosso inconsciente, fica esclarecido!
    Paz do Eu!

    Lena Rodriguez
    www.cuidebemdevoce.com

    ResponderExcluir
  6. Lena, esta matéria me deixou muito esperançosa em relação ao meu problema, gostaria de saber qual especialista devo buscar para curar minha doença, a última psicóloga que fui, dizia ser especialista em hipnose, mas não se passava de uma charlatã, devo buscar um terapeuta, homeopata, não sei mais o que fazer, agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  7. Olá... eu sou sempre por trabalhar padrões subconscientes em relação a causa que nos acomete, que é o meu trabalho há mais de 15 anos... em caso de somatizações oriento sempre a autohemoterapia, o próprio corpo da pessoa munindo-a de defesas: http://amigosdacura.ning.com/profile/LenaRodriguez e Sais Minerais imprencindíveis para a estrutura do corpo físico, que tbm faz parte de meu trabalho e conjuntamente associar processos de cura simples e eficazes para uma mudança de percepção, pois estas são as causas reais. Um abraço,

    ResponderExcluir

Google + 1

Talvez se interesse:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Florais e Cia...